Como dormir bem a noite toda e acordar bem

Início
Por Redação Em 22 maio 2023
Por Redação Em 22 maio 2023

 Como dormir bem a noite toda e acordar disposto(com disposição)

Ter uma boa noite de sono é essencial para todos nós seres humanos, vivermos bem e com mais disposição e sem dúvidas, também, prolongarmos ainda mais nossas vidas.

Claro que nos dias atuais, para ter uma boa noite de sono de qualidade, precisamos não só de força de vontade e foco, mas também de mudar muitos hábitos dos quais já estamos acostumados à décadas, o que de início para muitos, pode até parecer uma tarefa não só difícil, como também, quase impossível. Porém hoje, irei te mostrar as melhores formas de mudar seu estilo de vida de forma saudável e prática, sem que afete o seu dia-a-dia e claro, sem que você gaste muito dinheiro.

Venha comigo nesta jornada e comece hoje a melhorar sua qualidade de sono.

Tem como dormir bem todos os dias?

Sim, Tem como dormir bem todos os dias sempre, e isso apenas irá precisar de duas coisas: foco e força de vontade.

Somente isso, com boas práticas, mudanças de hábitos, troca de alimentação e outras dicas e passos que irei te mostrar hoje e que realmente são simples e bem fáceis, irá ver que é possível sim dormir bem todos os dias. O que geralmente é colocado como algo difícil, será descomplicado de uma vez para você, que precisa dormir bem e melhor.

Causas de dormir mal:

São diversos os mais variados fatores e causas de dormir pouco, e muitos deles podem estar associados à habitos diários, má alimentação, estilo de vida e vários outros fatores dos quais irá ver hoje. Também irá aprender como mudar estes hábitos, para começar ainda nesta semana, a melhorar a qualidade de sono.

Como dormir bem a noite toda e acordar bem
Foto: LeroyMerlin


Infelizmente, muitas pessoas tem uma qualidade de sono comprometida por problemas de saúde, ou seja, alguma patologia que a impede de dormir bem a noite toda, e desta forma, geralmente, os profissionais de saúde que à acompanham, podem pedir uma série de exames, receitar medicamentos para dormir, receitar tratamentos homeopaticos e até mesmo, sugerir uso de equipamentos específicos para o uso durante o sono, que ajudam a dormir bem. Sim, alguns aparelhos para ajudar dormir podem ser recomendados por médicos. São diversos fatores que podem atrapalhar a saúde do sono, alguns estão ligados mesmo à patologias e outros, à hábitos e vícios como por exemplo: fumar e beber.

Poderá conferir mais adiante, os motivos de perder o sono e como poderá corrigir.

Ronco pode atrapalhar o sono?

Sim, o ronco na verdade apenas é um sinal sonoro de que seu corpo está informando que precisa ser verificado algo. Pois em diversos casos clínicos, alguns pacientes podem relatar que a qualidade de sono vem caindo, logo após também que seus parceiros relatam, que o mesmo paciente vem roncando. Ou muitas vezes, os mesmos que sofrem de ronco ao dormir, acordam com o barulho ou algum problema que dificulte a continuação do sono.

Daí é possível iniciar uma pesquisa mais profunda, para sabermos, o que está causando o ronco ao dormir. Geralmente, o paciente ficará sob observação em uma clínica especializada em estudos do sono, e lá serão feitas análises na qualidade do sono, duração, posição de dormir e vários outros pontos de estudo. Aliado com a análise clínica anterior do médico responsável pelo encaminhamento, serão obtidas mais instruções.

Posição Incorreta de dormir

Todos temos uma posição certa de dormir, porém, sempre tem uma posição clínica que é a mais recomendada, porém, aqui é que está: você deverá passar por um médico do sono que poderá ser: especialista em otorrinolaringologia, neurologista e neste caso, até mesmo ortopedista. Pois serão feitas análises e avaliações de como você se deita, dorme e depois que acorda. Não é atoa que existem nas fábricas, modelos de colchões para cada tipo de pessoas. Sim, as densidades dos colchões, servem justamente para classificar seu uso específico, de acordo com idade, peso, tamanho e até movimentação durante o sono. 

Quando trocar de colchão?

Bem, em breve se Deus quiser, podemos escrever tudo sobre colchões, com tudo mesmo detalhado, porém hoje, vou dizer que deve-se verificar as informações do seu colchão na etiqueta, pois lá saberá qual a validade e recomendação de troca do modelo.

E colchão tem vida útil e validade, né? Sim, se não sabia, dá uma olhada na etiqueta rotulo lateral do seu colchão, e veja se está na hora de troca-lo. Caso o seu colchão esteja sem manual, perdeu a etiqueta de validade e rótulo com informações com dicas de conservação, saiba que muitos fabricantes recomendam a troca a cada 4 ou 5 anos, porém isto irá variar pelo modelo do colchão e seu material de fabricação. Na dúvida, melhor procurar o atendimento do pessoal da fábrica do colchão e tirar a dúvida.

Travesseiro tem validade?

Quantos anos posso usar um travesseiro e travesseiros também vencem?

Sim, aqui o mesmo vale para o travesseiro e roupas de cama, que devem ser trocados sempre que possível e claro, também tem validade especifica no caso dos travesseiros, alguns fabricantes recomendam a troca a cada 2 anos no máximo, isto fazendo claro, a manutenção e lavagem correta e troca das fronhas sempre que possível.

Qual a validade de travesseiro pena de ganso?

Novamente, cuidados especificos podem ajudar a manter travesseiro por mais tempo, porém, travesseiros pena de ganso podem durar mais ou menos tempo,l de acordo com o tipo de tratamento e fabricação na hora de serem ensacados. Recomenda-se no máximo 5 anos outros fabricantes podem dizer algo próximo à 8 anos, porém novamente: fale com a fabricante e tire suas dúvidas.

Quando trocar de travesseiro?
Quando trocar de travesseiro?

Aqui é assunto para outro artigo completo sobre travesseiros, porém, posso adiantar que sempre que possível, faça a troca do travesseiro assim que notar que ele ficou um pouco mais baixo do que estava quando foi comprado, pois aí, podem surgir dores na lombar, braços e pescoço. fora que os travesseiros ficam mais pesados com a umidade do suor do corpo. O que pode causar até alergias respiratórias com o tempo, como até mesmo afetar a rinite e bronquite.

Dicas de Como dormir bem em pouco tempo

Caso precise de dormir bem em pouco tempo, foque antes na qualidade do sono e tire da mente a necessidade expressa de dormir rápido demais. Isto irá colocar um pensamento do automático, que precisa dormir bem rápido. O que no final somente, irá afetar seu sono. Caso não tenha dormido o tempo suficiente necessário para seu corpo, evite fazer atividades das quais precisam da sua atenção, como por exemplo: dirigir, pilotar, nadar, controlar máquinas pesadas e diversas atividades das quais, realmente podem colocar você e outras pessoas em risco caso afete sua atenção devido à falta de dormir bem e descansar. Do contrário, caso não comprometa naquele momento, tente não pensar muito antes de dormir, que você tem que dormir rapido, isto irá ficar gritando na sua mente e não irá deixar você relaxar.

Faça alguns exercícios para dormir bem que irei deixar abaixo e verá como irá dormir bem rápido.

Como dormir bem quem trabalha a noite

Se você trabalha de noite e dorme durante o dia, aqui vão as melhores dicas para quem precisa dormir durante o dia para trabalhar à noite.

Você precisará simular a noite durante o dia, e isto precisará também da ajuda de todos que morem na mesma casa ou apartamento. algumas horas de silêncios são bem-vindas, principlamente as 2 horas iniciais do sono, pois aí que o corpo manda dados para o cérebro que ele pode fazer o trabalho dele de relaxar.

Mas claro, não conseguimos controlar sons externos na rua e vizinhos, então veja as dicas para dormir durante o dia em rua barulhenta ou perto de som alto.

Vá para o cômodo mais distante da rua ou de paredes do vizinho barulhento. Coloque uma boa cortina blackout/corta-luz.

  • Desligue todas as luzes de casa e claro, do quarto. Desligue aparelhos com alarmes, sons e outros. Caso precise, desligue até a geladeira, pois ela pode fazer barulhos altos de descongelamento/degelo.
  • Se precisar, caso seja seu caso, use alguma música para dormir bem baixinho. 
  • Existem também fones abafadores de ruidos som para dormir, que podem ser comprados em lojas de produtos de saúde.
  • Se precisar, use uma venda nos olhos para dormir.

Dicas de como dormir bem a noite toda melhor

Agora, vamos a uma lista com várias dicas para dormir bem. Nesta lista, serão dadas claro, dicas das quais servem também para melhorar a qualidade de vida geral, confira:

-Alimentação Saúdavel

Evitar comer muitos doces, salgados, alimentos muito apimentados e gordurosos.

Tentar adicionar à sua dieta atual, alimentos como leite, cereais, frutas como maracujá, banana, morango e sempre que possível: folhagens e hortaliças como alface, cenoura, couve-flor.

Antes de dormir, comer algo mais leve como uma bolacha integral com copo de leite.

Evite beber refrigerantes e condimentos, minutos antes de dormir, eles atrapalham o metabolismo e podem fazer ir ao banheiro diversas vezes.

-Não beber bebidas alcoolicas

Para o sono, as bebidas alcoolicas podem ser inimigas número um. Algumas podem atrapalhar a digestão de alimentos e também claro, servirem como diuréticas o que sem dúvidas irá fazer você querer fazer xixi toda hora. Evitar beber antes de dormir é o melhor para sua saúde. Se possível, pare de beber.

-Não fumar antes de deitar para dormir

O mesmo vale para o cigarro, fumar pode causar perda da vontade de dormir e pode deixar você ainda mais em alerta do que relaxar.


-Praticar atividades físicas

Caso seu médico tenha permitido, faça atividades durante o dia ou antes de dormir, elas ajudam na produção de melatonina e vários outros hormonios para o sono.


-Não usar celular antes de dormir

O uso do celular pode ser muito ruim para o sono por vários motivos, um dos mais claros é que ele te deixará em alerta durante seu uso, ou seja, o seu ćerebro ainda estará em trabalho, quando já era para estar relaxando no sono. 

O celular causa distrações e ativa atividades futuras e lembretes que virão na sua mente como atividade presente. Seu sono será jogado de lado na hora, pois sua mente tentará criar respostas para todas as atividades futuras e isto sem precisar.


-Evite distrações na hora de dormir

O mesmo vale para o celular, computador, tv e jogos eletrônicos. deixe-os de lado na hora de deita-se para dormir, seu sono é sagrado e nada deve tirar seu momento de descanço e relaxamento.

-Não comer muitos doces antes de dormir

Os doces podem tirar o sono e dar mais vontade de ingerir água, o que irá também provocar vontade de fazer o número um.

-Não comer muito tempero antes de dormir

Eles estimulam o alto funcionamento dos rins e da bexiga o que na hora de dormir não é muito interessante., É como se você ligasse uma companhia de tratamento de água dentro de você no nível máximo.

-Iluminação adequada

Pode apagar as luzes do quarto, desligar aparelhos que tem LED standyby, fechar as cortinas da casa toda e claro, do quarto. Isso ajudará a deixar o quarto mais aconchegante para um bom soninho.

-Ter uma boa cama, colchão e travesseiro

Como você deve ter lido lá no começo deste artigo, um bom colchão, travesseiro, cama e roupa de cama, deverão ajudar para ter uma boa hora de sono.

-Informe que está indo dormir

pedir para quem mora junto contigo por algumas horas de sono, não faz mal, afinal todos precisam dormir bem e descansar né não? Conversem entre todos e saibam entender melhor a hora de dormir de cada um.

-Use musica relaxante

Você pode usar de meditações e também de musicas para dormir bem e noite toda. No youtube tem otimas músicas para dormir bem e relaxar enquanto dorme.

-Use essências

Tem essências para tudo e uma das melhores essências para dormir podem ser acompanhadas de toques de erva-doce, camomila, hortelã e até de erva-cidreira.

Coloque uma ou duas gotinhas no ambiente.

-Faça um chá natural

Usar a camomila caso possa utiliza-la em chás é bem interessante. Ela junto com mel pode ser uma boa pedida para quem está com dificuldades de dormir bem.

-Pratique meditação

Nada melhor do que meditar, pois é algo contra indicações e sempre traz resultados positivos.

-Religião

Busque na fé o seu foco caso precise. Orar em busca de um afeto e carinho em contado de sua crença ajudará a manter sua mente bem. Pratique suas conexões divinas e peça cura.

-Celular no modo silencioso

Na hora de ir dormir, você precisará deixar todos aparelhos em modo silencioso. As pessoas precisam dormir e você faz parte deste grupo.

-Veja a temperatura do quarto

Nem quente nem frio demais, tem gente que tem a necessidade de dormir com janela aberta, já outros precisam fechar as janelas para dormir bem. Seja qual for o seu gosto, deixe o quarto na temperatura ideal que mais lhe traga comforto.

Exercícios para dormir bem a noite toda

Antes de dormir, arrume a sua cama e deixe como se já fosse dormir, agora feche os olhos por cerca de 5 minutos. Imagine um céu estrelado durante a noite. Agora levante-se, fique sentado(a) com as pernas tocando o chão caso consiga, pois 5 minutos. Repita o primeiro passo e vá ao banheiro caso sinta vontade. Volte para cama, novamente faça o primeiro passo, porém agora, por 10 minutos. Aí sim permita-se dormir.

Foque agora em como você respira e inspira, mantendo sempre a troca de ar.




O que você achou? Quer deixar um comentário? Quer Mais Dicas? Siga: @InfoClica

Comentários

Live

Geral: